O Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS realiza durante a Expoleite/Fenasul o VII Simpósio do Leite. O evento será realizado no dia 25 de maio no auditório da Farsul (no Parque de Exposições Assis Brasil) e tem, neste ano, a temática da biosseguridade na produção leiteira. O objetivo do Simpósio é levar aos participantes a palavra de especialistas sobre informações com aplicabilidade prática.
Biosseguridade é o conjunto de medidas que busca evitar ou reduzir a introdução de doenças nos plantéis e garantir a segurança do produto que vai para a indústria. “Assegurar esses processos é papel de produtores, trabalhadores e, especialmente, de médicos veterinários que circulam entre propriedades”, afirma o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS, Rodrigo Lorenzoni.
Medidas simples como a lavar botas e equipamentos ao ingressar em uma propriedade, ou analisar a procedência ao adquirir animais já trazem resultados positivos para a sanidade dos rebanhos, o que resulta em saúde pública e mais renda ao produtor. Rodrigo Lorenzoni afirma que “a produção leiteira gaúcha, que é uma das mais importantes do país, precisa partir para a excelência também no trato com este tema”.
Estão no time de palestrantes do Simpósio, os médicos veterinários André Dalto (Favet-Ufrgs), Rosane Collares (Seapi-RS), Ângela Balen (Senar-RS), Mateus Lange (CRMV-RS) e o presidente do Fundesa, Rogério Kerber.