Facebook
Contato: (51) 99322.7144
thais@thaisdavila.com.br

15/11/2016 – CP: Vacinação sem queixas

CORREIO DO POVO | RURAL | PÁGINA 9

Mesmo que não venha contando com distribuição de doses gratuitas, como em edições anteriores, a nova campanha de vacinação contra a febre aftosa chega à sua terceira semana sem ocorrência de problemas. Os produtores são obrigados a imunizar o rebanho de bovinos e bubalinos com até 24 meses. A demanda pelas vacinas está sendo suprida por 480 agropecuárias credenciadas na Secretaria da Agricultura ao preço médio de R$ 1,70 a dose.

“Fizemos contato com várias regionais e nenhuma relatou problemas desde o início de campanha (em 1˚ de novembro). Os produtores estão mais preocupados em comprar a vacina do que reclamar da falta de doses gratuitas”, diz o diretor da Comissão de Pecuária Familiar da Fetag, Nestor Bonfanti. O rebanho de 5 milhões de cabeças deve ser vacinado até o dia 30 de novembro.

Para o assessor de Sanidade Animal da Farsul, Luiz Alberto Pitta Pinheiro, é importante que o Estado identifique os locais sujeitos a ficar sem vacinação. “Alguns produtores, por despreocupação ou falta de dinheiro, podem não vacinar os animais. O Estado tem que buscar soluções para esses casos”, defende. Ao mesmo tempo, Bonfanti recomenda que os produtores agilizem a compra das vacinas para ter mais tempo de comprovação junto às Inspetorias Veterinárias. Em maio, foram imunizados 13,8 milhões de animais, inclusive os que tinham mais de 24 meses.

Clique aqui e confira a matéria na página.