Facebook
Contato: (51) 99322.7144
thais@thaisdavila.com.br

15/07/2016 – CP: Filas e protestos em todo o país

CORREIO DO POVO | ECONOMIA | PÁGINA 6

Auditores da Receita Federal lançaram o calendário de paralisações com pente-fino e meta zero

Os auditores fiscais da Receita Federal realizaram ontem operação padrão em portos e aeroportos brasileiros. No Rio Grande do Sul, a manifestação da categoria provocou a formação de filas de caminhões no Porto Seco em Uruguaiana. Em Porto Alegre os trabalhadores protestaram na sede da Receita Federal, na avenida Loureiro da Silva. O presidente da Delegacia Sindical do Sindifisco Nacional em Porto Alegre, Marco Aurélio Baumgarten de Azevedo, afirmou que a adesão ao movimento chegou a 100% na Capital.

Segundo informou Azevedo, a categoria protesta contra o não envio, ao Congresso Nacional, do projeto de lei que trata do reajuste salarial. No país a categoria é formada por 12 mil auditores fiscais. Desse total, 750 atuam no Estado. Os funcionários da Receita no Rio Grande do Sul iniciaram mobilizações já na terça-feira, quando delegados e chefes de divisões solicitaram a exoneração de cargos em comissão e dispensa de funções gratificadas como forma de pressionar o governo interino do presidente Michel Temer.

Caso não ocorra avanço nas negociações, novas manifestações estão previstas para a próxima semana. Segundo Azevedo, enquanto não houver garantia de aprovação do projeto de lei, acordado com os trabalhadores em março, os auditores fiscais prometem manter a operação padrão. Eles receberiam a primeira parcela do reajuste, de 5,5%, a partir de agosto. O projeto prevê reposição de 21,3% nos salários durante os próximos quatro anos. “Agora o governo federal descumpre o acordo e deixa a categoria desmotivada para continuar o trabalho”, assinalou Azevedo.

Clique aqui e confira a matéria na página.