GRUPO INDEPENDENTE | ONLINE
Mobilização ocorre em repúdio à saída de técnico do comando do Mapa no RS.
Os fiscais federais agropecuários do Vale do Taquari optaram por não aderir à paralisação dos serviços nesta segunda-feira (15). Era prevista uma mobilização de 24 horas em protesto à exoneração do superintendente regional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Roberto Schroeder. Conforme o representante sindical do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (DS-RS Anffa Sindical), fiscal Ricardo Cimirro, a categoria entendeu não haver utilidade uma paralisação das atividades. Desta forma, é aguardada uma explicação do Mapa sobre a modificação da gestão.
A entidade repudia a saída do fiscal federal agropecuário do cargo, que foi publicada no Diário Oficial da União da quinta-feira (11). Em seu lugar, entra Luciano Maronezi. A mudança é caracterizada por representantes sindicais como “uma indicação política desconhecida do setor agropecuário gaúcho”. A indicação anterior culminou com a saída do ex-superintendente por determinação judicial, em maio de 2015. Após mobilização dos fiscais, foi nomeado o servidor de carreira, Roberto Schroeder, em agosto.
Nesta segunda (15), os fiscais estão vestidos com roupa preta, a fim de mostrar o descontentamento e aguardarão a resposta do Mapa ao sindicato, que solicita informações. Na região são nove fiscais, sendo oito veterinários e um farmacêutico.
Confira a matéria e o áudio da entrevista no site de origem.