JORNAL CORREIO DO POVO | RURAL | PÁGINA 15
Os fiscais agropecuários do Rio Grande do Sul prometem entrar em greve nesta sexta-feira, dia 16, o que poderá prejudicar a Operação Verão da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), prevista para começar no sábado, dia 17. Em assembleia geral realizada ontem pela Associação dos Fiscais Agropecuários do Rio Grande do Sul (Afagro/RS), a categoria decidiu protestar contra o pacote de medidas do governo do Estado suspendendo todas as atividades de defesa agropecuária enquanto houver votação dos projetos na Assembleia Legislativa. “Estamos recomendando que nossos 560 associados, entre veterinários, agrônomos e engenheiros florestais, parem de desempenhar suas funções”, diz Ângela Antunes, presidente da Afagro.
Segundo o diretor do Departamento de Defesa Agropecuária da Seapi, Antônio Carlos Ferreira Neto, três equipes, duas no Litoral Norte e uma no Litoral Sul, compostas cada uma por um veterinário e dois técnicos, devem participar da Operação Verão até 6 de março de 2017 com o objetivo de fiscalizar o trânsito de produtos de origem animal nas praias gaúchas. O número de grupos é igual ao do ano passado, havendo o rodízio dos profissionais que os compõem a cada 15 dias. “A secretaria se preparou para que a operação transcorra com tranquilidade e sem problema no pagamento de diárias aos servidores requisitados”, adiantou.
A Afagro/RS aconselhou seus associados envolvidos na operação a não atenderem convocações sem o pagamento antecipado das diárias “Não é justo que o servidor, que está recebendo seu salário parcelado, ainda tenha de arcar com despesas para receber depois”, destaca Ângela.