Facebook
Contato: (51) 99322.7144
thais@thaisdavila.com.br

13/4/2017 – Nota de Esclarecimento da Comissão Eleitoral Regional do CRMV-RS

CER esclarece sobre a apuração dos votos

A Comissão Eleitoral Regional (CER) vem a público repudiar qualquer tipo de manifestação que venha a colocar em cheque o trabalho dos médicos veterinários que compõem o grupo de escrutinadores, profissionais que atuam voluntariamente a fim de dar sua contribuição para a Medicina Veterinária e Zootecnia.

Esclarecemos que a Comissão se pauta pelos princípios de impessoalidade e pelas determinações que regem o sistema eleitoral do Conselho, contidas na Resolução do CFMV nº 958/10, amplamente divulgada durante todo pleito.

Agora, ocorre a fase do escrutínio dos 2613 votos enviados por correspondência. Trata-se de parte fundamental do processo eleitoral e, para isso, há uma série de determinações e procedimentos burocráticos a serem observados pela Comissão Escrutinadora para garantir a lisura da apuração.

Os 2613 envelopes que chegaram nos Correios precisam ser conferidos um a um junto a cada uma das onze listas de votação presencial. Também deve ser verificado se o profissional está em dia com o Conselho e só depois disso os envelopes podem ser abertos para a checagem dos documentos e, finalmente, para a contagem dos votos com a leitura, em voz alta, de cada uma das cédulas.

O trabalho dos escrutinadores acontece das 8h às 17h, horário de funcionamento do CRMV-RS. A decisão de respeitar este período foi tomada em reunião da Comissão Eleitoral Regional (CER) juntamente com os fiscais de ambas as chapas e encontra-se registrada em ata, disponível para consulta pública, assim como todo o processo eleitoral.

Desta forma, a CER e Comissão Escrutinadora têm trabalhado, juntamente com os fiscais das chapas, para uma apuração mais célere possível, buscando comunhão entre eficiência e segurança.