Facebook
Contato: (51) 99322.7144
thais@thaisdavila.com.br

12/03/2016 – Gazeta de Caxias: Caxias passa a contar com secretaria do CRMV

GAZETA DE CAXIAS | PÁGINA 5

Cidade, que conta com dois cursos de Medicina Veterinária, formará seus primeiros estudantes na área em 2018. Novo espaço está localizada na área central

Caxias do Sul é a quinta cidade gaúcha a contar com uma sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRVM-RS). A inauguração ocorreu na terça-feira (8) na sede caxiense, localizada na Avenida Júlio de Castilhos, 1259, na área central. Antes, quem necessitasse de atendimento precisava procurar a sede do CRVM em Porto Alegre. A autarquia investiu mais de R$ 300 mil no imóvel, em local estruturado para o melhor atendimento dos profissionais e estudantes da Medicina Veterinária e Zootecnia bem como da comunidade em geral.

Segundo o vice-presidente da CRVM-RS, José Arthur Martins, Caxias e a Região já tinham essa necessidade. Com a presença de duas faculdades de medicina veterinária na cidade, juntamente com o crescimento forte da área na região, levaram Caxias a contar com a unidade. “A sede é um pagamento ao dinheiro investido pela classe, possibilitando condições de trabalho mais próxima”, explicou.

Para a Coordenadora do Curso de Medicina Veterinária da Universidade de Caxias do Sul, Marcele Sousa Vilanova, a presença da sede regional em Caxias é de suma importância. “O Conselho Regional só facilita a convivência, união e fortalecimento da classe”, afirmou. Ainda de acordo com ela, será um local de referência para os atuais e futuros profissionais. “Só vai agregar e valorizar a profissão”, salienta. A UCS forma em 2018 a sua primeira turma de Medicina Veterinária. No curso, a universidade conta com 700 alunos e uma equipe de 13 médicos veterinários.

A opinião da coordenadora é compartilhada por Luciane Ballardin, presidente da Associação dos Médicos Veterinários de Pequenos Animais da Serra Gaúcha, que afirma que a presença do Conselho irá dar um maior respaldo profissional e possibilitará um atendimento mais próximo a todos. “É uma demanda antiga. Há um grande número de profissionais na serra que atuam na área”, descreve.

Para Rafael Festugatto, coordenador do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Murialdo, como as secretarias do CRVM executam diversas atividades tanto para os médicos veterinários quanto para os acadêmicos de medicina veterinária, neste novo contexto será possível utilizar os serviços e também a resolução de pendências que antes eram resolvidas apenas em Porto Alegre. “Poderá também facilitar a formação de parcerias com intuito de realizar eventos como palestras, cursos. Além disso, acreditamos que poderemos ter uma fiscalização profissional mais efetiva”, afirma.

A Faculdade Murialdo possui a graduação em Medicina Veterinária desde o segundo semestre de 2014 e conta com 195 alunos e 20 professores na área. Além de Caxias, as demais secretarias regionais estão localizadas em Passo Fundo, Santa Maria, Pelotas e Santana do Livramento. De acordo com Martins, sem estabelecer prazos, o Conselho também poderá se expandir para a região noroeste.

Clique aqui e confira a matéria na página.