Secretários Municipais da Agricultura, prefeitos e lideranças de sindicatos de trabalhadores rurais são o principal público da segunda edição do Encontro de Mobilização sobre Medidas Preventivas de Enfermidades, módulo influenza aviária, que acontece nesta quarta-feira (12). O evento, promovido pela Asgav em parceria com Famurs e Fetag, tem o apoio do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal e será realizado no Hotel DeVille em Porto Alegre.
Conforme o presidente do Fundesa, Rogério Kerber, a parceria com os municípios é fundamental para a conscientização de todos os atores da cadeia produtiva para a utilização de fortes medidas de biosseguridade nas granjas. “A mobilização deve ser permanente. O Brasil não registrou casos da enfermidade e, para permanecer nesta condição, todos devem estar comprometidos”, destacou.
A avicultura gaúcha é a terceira maior produtora e exportadora do país, com a produção de 1,7 milhão de toneladas e mais de 740 mil exportadas. A programação começa às 13h30 com um alinhamento sobre a situação da enfermidade no mundo e vai até às 17h com orientações sobre procedimentos e recomendações dos órgãos oficiais para minimizar os riscos da doença.