A Afagro vai distribuir meia tonelada de bananas à população, em protesto contra o parcelamento de salários, que já está no oitavo mês, o atraso no pagamento de diárias e também contra a PEC 55. A atividade, que será realizada em frente à Secretaria da Agricultura do estado, integra o dia de mobilização de diversas categorias.
Além do ato em frente à Seapi, haverá paralisação na unidade central e, no interior, nas Inspetorias de Defesa Agropecuária e também a inspeção de abates em frigoríficos. A emissão de Guias de Trânsito Animal fica suspensa nas IDAS que aderirem à paralisação. A recomendação da Afagro é para realização de expediente interno, sem atendimento ao público.
Os fiscais estaduais agropecuários desenvolvem papel fundamental para o sucesso do agronegócio gaúcho, segmento que permanece apresentando resultados positivos apesar da crise. Além disso, os servidores atuam na saúde pública, garantindo mais segurança nos alimentos que chegam à população. As bananas que serão distribuídas contam com o trabalho dos fiscais através do controle de pragas e agrotóxicos.