CORREIO DO POVO | ONLINE
Manifestação de fiscais agropecuários criticou parcelamento de salários do governo estadual
Dentro das mobilizações do dia nacional de greve e paralisações, um grupo de servidores ligados principalmente à Associação dos Fiscais Agropecuários do Rio Grande do Sul, realizou um protesto diferente na manhã desta sexta-feira. O grupo distribuiu bananas à população em frente à sede da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre.
A banana é um dos produtos que os fiscais controlam e também é marcado por simbolismo. “Estamos dando uma banana ao governo do Estado contra o parcelamento dos salários”, explicou Ângela de Souza, da Associação. Ela lembrou que os servidores têm enfrentado muitas dificuldades com a decisão do governo em parcelar os salários, como o não pagamento de contas e a necessidade de fazer empréstimos para compensara falta de dinheiro. “A situação é crítica”, lamentou. Ângela lembrou ainda que os fiscais estaduais agropecuários desempenham papel importante no êxito do agronegócio gaúcho. Além disso, os servidores atuam na saúde pública, garantindo mais segurança nos alimentos que chegam à população.
Foram distribuídas cerca de meia tonelada de bananas, enquanto que outra parte dos servidores bloqueada o trânsito, com faixas. A iniciativa liderada pelos fiscais contou com o apoio de outras categorias, como o Sindicato dos Técnicos-Científicos do Rio Grande do Sul (Sintergs). Além do ato, houve outras mobilizações nas unidades do interior. Alguns serviços ficaram suspensos, como a emissão de Guias de Trânsito Animal.