Facebook
Contato: (51) 99322.7144
thais@thaisdavila.com.br

09/08/2016 – ZH: Exportações e importações em alta

ZERO HORA | CAMPO E LAVOURA | PÁGINA 4 E 5

A redução na área e na produção de milho da safra no Rio Grande do Sul impactou diretamente na indústria de carnes, já que o Estado consome 6,5 milhões de toneladas e produz volume abaixo do necessário. Além de não contemplar a necessidade do mercado doméstico, outro fator reduziu ainda mais a oferta: os produtores ampliaram signifitivamente as exportações, que somaram 12,25 milhões de toneladas no primeiro semestre deste ano, expansão de mais de 100% em relação ao mesmo período de 2015.

Rogério Kerber, diretor executivo do Sindicato da Indústria de Produtos Suínos (Sips), lembra que a redução na oferta do grão e o preço elevado traz prejuízos para o setor de carnes, já que o milho é o principal ingrediente da ração de suínos e aves.

– A demanda, mais a valorização do dólar frente ao real, mostra que esta é a hora de investir – analisa Kerber, referindo-se aos agricultores.

A falta do produto no país levou o Rio Grande do Sul a importar 86 mil toneladas somente neste ano – do total de 542 mil toneladas adquiridas no exterior pelo Brasil, sendo quase a totalidade oriunda da Argentina.

Clique aqui e confira a matéria na íntegra – PG 4
Clique aqui e confira a matéria na íntegra – PG 5