Na próxima terça-feira, 13 de dezembro, os fiscais estaduais agropecuários do Rio Grande do Sul podem decidir paralisar as atividades. A Afagro convocou os associados para uma assembleia geral extraordinária, que será realizada na Praça da Matriz, em frente à sede do executivo gaúcho. O objetivo do encontro será deliberar sobre ações de mobilização conjunta de servidores contra o pacote do governo e o parcelamento de salários.
Conforme a presidente da Associação, Angela Antunes, “os fiscais estaduais agropecuários deverão decidir sobre uma eventual paralisação de atividades e sua duração”. A expectativa é que a Assembleia Legislativa vote o projeto entre 20 e 23 de dezembro. A categoria já realizou paralisação e protesto no dia 11 de novembro em todo o estado.
A Afagro já orientou os associados a não realizarem atividades que impliquem em pagamento de diárias, caso elas não sejam depositadas com antecedência. “Temos muitos colegas que, mesmo com o salário parcelado, bancaram suas viagens a trabalho sem o recebimento de diárias e posterior reembolso.” Ela lembra que no próximo dia 15 se inicia a Operação Verão da Secretaria da Agricultura, que demanda o deslocamento de diversos servidores para os litorais Norte e Sul do estado.