Com a chegada das férias, uma das maiores preocupações dos donos de animais de estimação é a hospedagem de cães e gatos, principalmente quando se trata de segurança e qualidade. A escolha do local deve ser delicada. E para ter a confiança que o animal será bem cuidado é importante conhecer as instalações do local que se pretende hospedar os animais.
Com o aparecimento de diversos anúncios de cuidadores de animais, princialmente em redes sociais, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul emitiu uma nota técnica com o objetivo de esclarecer e orientar os donos de animais de estimação, que os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços que realizam a atividade de hospedagem devem possuir registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS (CRMV-RS).
Segundo o coordenador técnico do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), José Pedro Martins, todo estabelecimento que oferte o serviço de hospedagem animal, deve possuir registro no CRMV e possuir alvará sanitário da prefeitura. “Principalmente nas redes sociais, vemos anúncios de cuidadores de cães e gatos. Normalmente são pessoas que gostam de animais, que possuem um espaço em suas casas, mas que não tem nenhuma regulamentação perante a prefeitura e ao conselho. No momento em que se efetua a prestação de serviço e se cobra por ele, é preciso que o estabelecimento seja reconhecido legalmente”, disse o coordenador.
José Pedro Martins também explica que a presença de um médico veterinário no local é indispensável. “A presença de um médico veterinário ou responsável técnico é muito importante. Isto garante a segurança do animal e também das pessoas. Somente com conhecimento técnico é possível avaliar o bem estar animal de cada hóspede que chega”, explica.
Até o momento, não há legislação, regra ou norma que regulamente a nova atividade de hospedagem de cães em casas particulares.
SAIBA QUAIS OS PRINCIPAIS CUIDADOS NA HORA DE ESCOLHER O LOCAL DE HOSPEDAGEM:
– Busque locais que ofereçam condições plenas de bem-estar aos animais hospedados.
– Informar-se sobre o controle sanitário e ambiental dos animais hospedados e das instalações.
– Verifique como é feito o controle de zoonoses e de doenças que o animal hospedado pode contrair ou disseminar pelo contato com o ambiente ou com os demais animais.
– Procure locais que ofereçam proteção contra fuga e lesões aos animais.