Facebook
Contato: (51) 99322.7144
thais@thaisdavila.com.br

05/07/2016 – CP: Levantamento mostra 14,6% de desistência

CORREIO DO POVO | RURAL | PÁGINA 10

Dados da Secretaria da Agricultura, ainda parciais, indicam que quase8mil produtores desistiram do leite

Dados preliminares da declaração anual de rebanho, da Secretaria de Agricultura (Seapi), indicam redução de 14,6% no número de propriedades que trabalham com bovinos de leite no Estado. Segundo o levantamento, os produtores que declararam ter animais e estar na atividade caíram de 54.546 em 2015 para 46.578 em 2016 — 7.968 produtores a menos. O rebanho leiteiro também teve diminuição de 8,2% no período, recuando de 1,2 milhão para 1,1 milhão de cabeças.

A veterinária Daniela Azevedo, fiscal agropecuária do setor de Epidemiologia e Estatística da Seapi, destaca que, até o momento, foram tabuladas 92% das informações recebidas. A Seapi tem até o final do mês para lançar todos os dados no sistema. O levantamento consolidado será divulgado no início de agosto.

A projeção confirma a percepção da Fetag, que vem demonstrando preocupação com o abandono da produção de leite. “Os números mostram que a atividade não está dando o retorno que o produtor espera”, avalia o assessor de Política agrícola da Fetag, Marcio Langer, referindo-se à diminuição da rentabilidade. Assistente técnico estadual da Emater, Jaime Ries considera que o número que indica a desistência de quase 8 mil produtores é coerente, mas entende que o universo a ser considerado é maior que o do levantamento da Seapi. Pelos números de 2015 da Emater, levantados por metodologia diferente, o Estado tem 84 mil produtores de leite vinculados à indústria e outros 12 mil informais.

Clique aqui e confira a matéria na página.