RÁDIO QUERÊNCIA | SANTO AUGUSTO | ONLINE
A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa já está em andamento. Iniciada no último domingo, 01, a campanha segue até o dia 30 de novembro.
Nessa etapa, devem ser vacinados os animais de zero a 24 meses. Em Santo Augusto, segundo as informações da Coordenadora da Inspetoria Veterinária, Angela Samborski, 50% do rebanho, cerca de 4.800 animais deverão receber a vacina.
Repetindo as normas da última edição, novamente os produtores enquadrados nos critérios do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) e Programa Estadual de Pecuária Familiar (PecFam) e que possuam até 30 animais, têm direito às doses gratuitas.
Por outro lado, diferente do habitual, nesse mês os produtores devem retirar as doses diretamente na Inspetoria, visto que não haverá roteiro no interior. O horário de atendimento é das 08h30min às 12hs e das 13h30min às 17h30min. É importante que os agricultores levem um recipiente com gelo para armazenar as doses.
Os demais criadores devem procurar as casas agropecuárias do município para adquirir a vacina. Após a aplicação da vacina, todos os produtores deverão comprovar a vacinação através da apresentação da Nota Fiscal de compra e declaração da quantidade de animais vacinados, por categoria, na Inspetoria. O prazo máximo para a comprovação da vacinação é de 05 dias úteis, após o término da etapa, que encerra em 30 de novembro.
Quem não vacinar os bovinos e bubalinos com até dois anos contra a aftosa nesse mês, vai ser multado em R$1.485,00, mais cerca de R$ 45,00 por animal existente na propriedade. Além disso, os agricultores inadimplentes perdem o direito de receber gratuitamente os medicamentos.