Facebook
Contato: (51) 99322.7144
thais@thaisdavila.com.br

03/06/2016 – Avanço na estratégia de defesa sanitária

O Laboratório de Triagem da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação, inaugurado na tarde desta sexta-feira (31) em Porto Alegre, é estratégico para o avanço da defesa sanitária no Rio Grande do Sul. A afirmação é do presidente do Fundesa, Rogério Kerber, que falou durante a solenidade de abertura dos trabalhos do laboratório. O Fundo contribuiu com mais de R$ 55 mil para a execução das obras, aquisição de materiais e equipamentos do setor, que vai funcionar no recebimento e triagem de amostras biológicas para análises de várias doenças como tuberculose, brucelose, raiva e mormo. Segundo Kerber, o acesso aos mercados passa pela qualificação e os serviços laboratoriais são ponto de referência para isso.

O representante do Mapa no RS, Bernardo Todeschini disse que terminou o tempo em que as amostras chegavam aos laboratórios sem qualidade para análise ou mesmo sem a documentação necessária. “É um grande avanço para o estado”, afirmou. O secretário da Agricultura, Ernani Polo, agradeceu a cooperação do Fundesa e disse que as parcerias são fundamentais para ir em frente. “Sozinhos não conseguimos. A solidariedade é o que faz o trabalho avançar e atender da melhor forma possível o setor. Estamos prontos para novos desafios”.

Além do laboratório que conta com estrutura de ultrafreezer, refrigeradores e freezers horizontais, a Secretaria também já fechou contrato com empresa coletora de resíduos biológicos. Com o laboratório de triagem em funcionamento, as amostras podem chegar em maior quantidade e ser reunidas para uma única remessa para análise, otimizando custos e horas de trabalho dos servidores.