PÁGINA RURAL | ONLINE
Entidade participou de encontro nesta terça na Fiergs
O Conselho de Agroindústrias da Fiergs discutiu nesta terça-feira (01) a modernização da inspeção sanitária no Rio Grande do Sul. O secretário da agricultura, Ernani Polo e integrantes da pasta apresentaram a proposta de um novo modelo que prevê a delegação da inspeção para médicos veterinários credenciados. A Federacite integrou o encontro e apresentou sugestões para melhorar a proposta que está sendo desenvolvida pela secretaria e deve estar concluída no segundo semestre.
O presidente da Federacite, Carlos Simm, acredita que iniciativas já utilizadas em outros países como o Inac no Uruguai e o Beef Lamb na Nova Zelândia possam contribuir com experiências para a composição do novo modelo. “Queremos que o Rio Grande do Sul seja referência em defesa sanitária no país. Para isto, precisamos de mais fiscais atuando na defesa, deixando a inspeção delegada, o que pode garantir até maior credibilidade no mercado internacional”, afirma.
No encontro Simm apresentou a proposta que a Secretaria da Agricultura retorne ao produtor as informações de problemas encontrados no abate. “O produtor precisa saber os problemas que aparecem no frigorífico e que podem ser resolvidos na propriedade. Para isto, a rastreabilidade funcionaria muito bem. Já temos experiências na Aproccima (Associação dos Produtores dos Campos de Cima da Serra) em que há a disposição em melhorar sempre, a campo, o animal que vai para o abate”, destaca.