AGROLINK | ONLINE
Fiscais da Secretaria da Agricultura participaram de operação conjunta com Ministério Público, Ibama e Brigada Militar em Santa Cruz do Sul, que resultou na Interdição de uma propriedade rural. Na lavoura de arroz do local foram encontradas embalagens e foi constatada a utilização de defensivo agrícola proibido. A ação ocorreu nesta quinta-feira (31).
O Mertin 400 tem uso proibido para o arroz irrigado pois é altamente tóxico ao meio ambiente. persistente na água e bioacumulável em organismos aquáticos. Os técnicos realizaram coleta de amostras de solo e água na lavoura e a análise confirmou a presença do produto. A área da lavoura foi embargada para atividades agropecuárias até a descontaminação do solo e, após a colheita, o arroz também será analisado para verificar se e próprio para consumo.
Conforme o fiscal estadual agropecuário Rafael Friederich de Lima, que participou da operação, o produto já havia sido totalmente proibido no país, mas continua sendo comercializado para outras culturas através de ação judicial. “Entretanto, para o arroz irrigado não foi liberado nem judicialmente, pelo alto risco de contaminação ambiental”, informa.