Facebook
Contato: (51) 99322.7144
thais@thaisdavila.com.br

25/8/2015 – CP: 376 animais no primeiro dia

CORREIO DO POVO | RURAL | PÁGINA 8

Até o final da tarde de ontem, 376 animais, incluindo dois equinos para provas, já tinham ingressado no Parque de Exposições Assis Brasil para a 38ª Expointer, que começa no próximo sábado. O primeiro animal a pisar no parque foi um ovino Texel da Cabanha Oliveira. O animal viajou de Uruguaiana para Esteio em ônibus adaptado que transportou ao todo 18 exemplares das raças Texel, Corriedale e Ile de France — além de um cordeiro nascido há 11 dias, que acompanhou a mãe —, pertencentes às cabanhas Oliveira, Cordilheira do Sul e Floresta. O veículo era o primeiro da fila quando os portões foram abertos.

Thiago Mendes Soares, da Cabanha Oliveira, explicou que a viagem, feita no domingo, teve o objetivo de dar mais condições aos animais de se recuperarem do estresse até a exposição. Depois do julgamento, parte dos 18 ovinos será leiloada. Até a meia noite de sexta-feira devem ingressar no parque 4.758 animais de argola de 160 raças. Os 2.325 rústicos que irão à venda podem entrar em qualquer momento.

Na chegada, todos os animais são inspecionados. Quatro equipes de veterinários e auxiliares, em sistema de rodízio, fazem esse trabalho. Analisam a documentação (GTA, exames obrigatórios e atestado de sanidade) e fazem identificação individual e exame clínico. Também verificam o cumprimento das exigências sanitárias para cada espécie.

Aqueles com problemas na documentação ou no exame clínico são barrados e retornam às fazendas de origem, segundo o fiscal estadual agropecuário Jeferson Morais. Ontem, 14 bovinos e um ovino foram rechaçados, mas os motivos não foram informados.

Este ano, se algum animal chegar com carrapato, toda a carga terá de voltar. Conforme o diretor de Defesa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Fernando Groff, a medida está prevista no regulamento, foi acordada com as associações de raças e adotada porque houve casos de animais com carrapato em outros anos, gerando algumas reclamações.

Clique aqui para acessar a matéria na página.