Facebook
Contato: (51) 99322.7144
thais@thaisdavila.com.br

31/12/2016 – ZH: Como lidar com cães territorialistas

JORNAL ZERO HORA | VIDA | PÁGINA 7

Rosnar, ficar com os pelos eriçados e dentes à mostra são sinais de territorialidade dos cachorros, que devem ser controlados pelos tutores para evitar acidentes. Todo cão tem características naturais de dominância e territorialismo, variando conforme a raça e a criação.

– Os sinais de territorialidade são vários, que vão do rosnar ao demarcar o território com urina. Mas podem existir animais que são extremamente territorialistas e não emitem som algum, como os da raça chow chow ou collie. Eles tendem a se posicionar e encarar, de forma que o “invasor” perceba que não pode entrar – explica Paulo Parreira, professor especialista em comportamento animal do curso de Medicina Veterinária da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Segundo o especialista, ao perceber um animal rosnando, a primeira recomendação é não se aproximar. Para interpretar o sinal, observe o contexto no qual o rosnado surgiu e o que motivou esse comportamento.

– O rosnar pode ter vários motivos: ou o animal não querer sair do sofá porque aprendeu que, toda vez que alguém chega, tem de descer, ou ele entende que o sofá é propriedade dele, ou porque ele não quer ninguém perto do dono, ou mesmo porque é inseguro e está com medo – explica o veterinário.

Em casos assim, é muito comum que os proprietários achem essa atitude engraçada e acabem incentivando a postura agressiva do animal sem nem perceber.

– Imagine uma criança que está aprendendo a andar e se apoia no sofá. O cachorro vai entender que ela está avançando no território e vai morder. Todos vão culpar o cachorro, que foi estimulado a ter esse comportamento durante meses, anos – afirma Pereira.

Reeducar o animal é fundamental para evitar acidentes.

– Se o cão rosna sempre que está comendo ou com algo na boca e alguém chega perto, é preciso fazer algo a respeito. A situação pode se tornar perigosa se ele estiver com um caco de vidro, por exemplo. É preciso dessensibilizar o animal, e isso acontece desde cedo, ainda filhote. Se ele for mais velho, é importante a ajuda de um profissional – diz o professor.

PROTEÇÃO
Mesmo que o cachorro passe por treinamento, ele não precisa suprimir completamente a posição de dominância e territorialidade – características importantes em alguns casos. Os cães voltados para a guarda, por exemplo, requerem esse comportamento, e cabe ao tutor fazer com que o cachorro entenda quem é bem-vindo e quem não é.
– Se chegar alguém conhecido da família, como o proprietário estará junto, o cão vai entender que não é para atacar. É por isso que, quando as pessoas mandam o cachorro para o adestramento e o tutor não participa do processo, ele não tem o controle sobre o cão. Aí, toda vez que chega uma visita, tem de prender o animal – relata Parreira.

Clique aqui para ver a matéria na página.