Facebook
Contato: (51) 99322.7144
thais@thaisdavila.com.br

30/05/2016 – Porkworld: Evento da suinocultura gaúcha acontece em Rondinha, em agosto

PORKWORLD | ONLINE

De caráter itinerante, o evento é uma realização da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul – ACSURS e este ano tem como correalizadora a Prefeitura de Rondinha.

Tradicional entre os suinocultores gaúchos e profissionais ligados ao setor, a 42ª edição do Dia Estadual do Porco acontece em Rondinha, no dia 12 de agosto. De caráter itinerante, o evento é uma realização da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul – ACSURS e este ano tem como correalizadora a Prefeitura de Rondinha. Conta com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa), Sindicato das Indústrias de Produtores de Suínos (Sips/RS) e Emater/RS. A programação inicia-se com café da manhã de boas-vindas, a partir das 7h30min, e segue com solenidade de abertura, às 9h. O encontro contempla duas palestras e encerra-se com almoço à base de carne suína, às 12h30min. São patrocinadoras do 42º Dia Estadual do Porco a Agroceres Multimix, Agromarau GSI, Alltech, Bayer, Biomix/Vittaltech do Brasil, Choice Genetics, De Heus, Elber, Ki Grãos, Machado Agropecuária, Mig-PLUS, Minitube, Nutrifarma/Nuscience, Topigs Norsvin, Vetoquinol, Suinocultura Gobbi e Sicredi.

Em 2016, quatro municípios concorreram para sediar o Dia Estadual do Porco. Destes, elegeu-se Rondinha. O município está localizado no norte do Estado. Em 2015, ocupou a quinta colocação entre os maiores produtores de suínos do Rio Grande do Sul, com 149.677 animais abatidos, segundo a Seção de Epidemiologia e Estatística da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do RS. O município destaca-se regionalmente pelo grande potencial de negócios e de investimentos não somente na produção de suínos, mas também leite e grãos. Entre os eventos realizados anualmente está o Jantar do Porco no Rolete, que também incentiva o consumo da carne suína.

Para o prefeito de Rondinha, Ezequiel Pasquetti, receber o Dia Estadual do Porco é gratificante, pois o evento reforça uma das principais atividades desenvolvidas no município. “Aqui, a suinocultura é forte. Somos um município agrícola e pode-se dizer que metade da população concentra-se na cidade e a outra metade no meio rural e alguns dos que estão na cidade também têm propriedade no interior”, comenta Pasquetti. Ele lembra que mais de mil famílias realizam alguma atividade de produção no interior.

SERVIÇO

42º Dia Estadual do Porco

Onde: Rondinha (RS)

Data: 12 de agosto de 2016.

Início: 7h30min

Informações: 51 3712-1014

Confira a matéria no site de origem.