Facebook
Contato: (51) 99322.7144
thais@thaisdavila.com.br

30/04/2016 – CP: Cotrilac obtém equivalência

CORREIO DO POVO | RURAL | PÁGINA 12

Laticínio é o primeiro dos que estão sob inspeção estadual a poder vender fora do RS

A Cotrilac, de Anta Gorda, é o primeira laticínio gaúcho com inspeção estadual a ter indicação homologada para o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi- Poa). Trata-se de uma equivalência às exigências do Sistema de Inspeção Federal (SIF). Com a medida, a Cotrilac passa a ter autorização para comercializar seus produtos fora do Rio Grande do Sul. A confirmação ocorreu na quinta-feira à noite, durante a FestLeite. Pelo menos outros três laticínios com inspeção estadual já solicitaram a adesão à Secretaria da Agricultura (Seapi): Quinta do Vale, do município de Doutor Ricardo; laticínio Cenci, de Putinga; e Laticínios Bio, de Boa Vista do Sul. A expectativa é que as próximas homologações ocorram em três a quatro meses.

Entre as vantagens do selo Sisbi está o estímulo à entrada dos produtos lácteos gaúchos em outras praças, o que ajudará a encaminhar excedentes de leite do Estado a novos mercados. “A Cotrilac foi pioneira neste processo”, destacou o presidente do Sindilat, Alexandre Guerra.

A empresa, que processa 1,5 milhão litros de leite por mês, comemorou o anúncio e já está prospectando negócios. “Com a venda para outros estados, diminui a nossa dependência do comércio interno, possibilitando, inclusive, um equilíbrio nos preços pagos aos nossos produtores de leite”, destacou a proprietária da Cotrilac, Nádia Penso.

Até agora, apenas frigoríficos com inspeção estadual estavam habilitados ao Sisbi-Poa. O chefe substituto da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Seapi, Vilar Ricardo Gewehr, explica que para receber a indicação a empresa precisa atender a exigências estruturais e processuais que garantam a inocuidade e a segurança dos alimentos comercializados.

Clique aqui e confira a matéria na página.