Facebook
Contato: (51) 99322.7144
thais@thaisdavila.com.br

29/08/2016 – Página Rural: Federacite recebe ex-ministro Cabrera nesta terça-feira

PÁGINA RURAL | ONLINE

A Federação dos Clubes de Integração e Troca de Experiências traz na Expointer 2016 o ex-ministro da Agricultura, Antonio Cabrera. Ele será o principal destaque do evento comemorativo aos 40 anos do Movimento Citeano que acontece nesta terça-feira (30), na sede da Federacite no Parque de Exposições Assis Brasil.

Cabrera foi ministro de 1990 a 1992 e participou da inauguração do Auditório da Federacite, onde volta para falar sobre o agronegócio brasileiro. Na época e ainda hoje, Cabrera ficou impressionado com a iniciativa dos Clubes de Integração e Troca de Experiências. “Eu vejo neste tipo de movimento uma das soluções que a gente tem para poder valorizar devidamente todo o nosso agro. É um exemplo que tem que ser levado para todo o Brasil”, salienta. O ex-ministro afirma ainda que uma das maiores dificuldades do segmento é a desunião. “Os produtores não têm noção da força que teriam unidos”, completa.

Longe da política, atuando como empresário do agronegócio, Cabrera é um crítico à forma como o agro é tratado pela sociedade e os governos. “As questões ambientais, indígenas e fundiárias são colocadas de uma forma injusta contra o produtor rural e isso tem que acabar”, protesta. Os temas prometem polêmica. “Não é mais possível o produtor rural viver nesta insegurança jurídica.” Segundo ele, o Brasil é o único país do mundo que têm tanta reserva indígena e áreas de proteção ambiental. “Praticamente 70% do nosso território ainda é nativo, nenhum outro país tem isso como o Brasil tem”, afirma.

O presidente da Federacite, Carlos Simm, diz que a presença do ex-ministro será uma grande oportunidade para refletir sobre a importância do agronegócio para a economia do país e também para a conscientização sobre o trabalho do produtor. Além da apresentação do ex-ministro, o evento da Federacite vai contar com o lançamento do Livro “Movimento Citeano – 40 anos de história” e com homenagens especiais alusivas à data.

Veja a programação do evento “Movimento Citeano – 40 anos de história”:

11h – Conversando com Antonio Cabrera

13h – Intervalo

14h – Lançamento do Livro “Movimento Citeano – 40 anos de história”

15h – Homenagens Especiais

O que é o Movimento Citeano?

Cite é a sigla para Clubes de Integração e Troca de Experiências. A iniciativa surgiu no Rio Grande do Sul, na década de 1970, como forma de dinamizar a produção agropecuária. O Movimento Citeano nasceu com o objetivo de organizar grupos para a adoção de novas tecnologias, troca de experiências e até mesmo uso comum de máquinas e equipamentos, ações que têm como base os princípios do associativismo e cooperativismo.

Este conceito de Clubes de Integração e Troca de Experiências surgiu na França da década de 1940, após a Segunda Guerra, como forma de encontrar soluções para a reorganização do setor produtivo. Logo após a ideia se espalhou pela Europa e acabou vindo para a América Latina.

O Rio Grande do Sul conta com 127 Cites registrados, que reúnem 1,4 mil produtores.

Confira a matéria no site de origem.