Facebook
Contato: (51) 99322.7144
thais@thaisdavila.com.br

28/8/2017 – Buiatria contribui para sanidade do rebanho

Área da veterinária que trata de ruminantes cresce no Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul vai sediar, pela primeira vez, o Congresso Brasileiro de Buiatria. O evento, que será realizado em Gramado em 2019, teve seu pré-lançamento realizado hoje (28) na Casa do Médico Veterinário, após palestra do professor da Universidade de São Paulo, Enrico Ortolani sobre o tema.

O termo buiatria ainda não é amplamente reconhecido, mas vem ganhando espaço no Rio Grande do Sul, afirma o presidente da Sociedade de Veterinária do estado, Ricardo Bohrer. “Trata-se da área da veterinária que atua com ruminantes como bovinos e ovinos, um segmento importante para a agropecuária gaúcha”, conclui.

Enrico Ortolani fez um resgate histórico sobre o uso do termo e falou que foi graças à organização de veterinários em torno da buiatria que medidas importantes foram adotadas. “A Associação Brasileira de Buiatria fez uma pressão muito forte junto ao Governo Federal  para a criação de um programa de combate a brucelose e tuberculose, isso foi uma vitória. Há muito espaço para mais conquistas”, afirmou Ortolani.

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS é apoiador do Congresso Brasileiro que será realizado em Gramado.