Facebook
Contato: (51) 99322.7144
thais@thaisdavila.com.br

28/11/2016 – ZH: Confirmada primeira morte por leishmaniose em Porto Alegre

ZH | SAÚDE | ONLINE

Porto Alegre teve a confirmação do primeiro caso de leishmaniose visceral de sua história. Um paciente de dois anos vinha sendo acompanhado desde o ano passado, mas não conseguiu vencer a doença e morreu em 29 de setembro.

Inicialmente, a suspeita era de leucemia, descartada após análise da medula óssea. O caso levou a prefeitura de Capital a fazer uma ação de bloqueio na região do Morro Santana, bairro Protásio Alves, na zona leste. A criança vivia com a família em uma área de invasão, sem condições sanitárias adequadas. O coordenador-geral da Vigilância em Saúde da Capital, Anderson Araújo Lima, relata que o inseto que dissemina o protozoário que causa a doença, conhecido como mosquito-palha, só se reproduz em locais com resíduos orgânicos. Ele acredita que a situação esteja controlada.

— Levando em consideração que essa é uma área isolada, que estamos fazendo uma ação de secretarias, acreditamos que vamos conseguir isolar essa situação a essa área — afirma, destacando que moradores devem manter os pátios limpos.

O coordenador afirma que a paciente vinha sendo acompanhada pela prefeitura nos últimos meses. A informação é contestada pela família da menina. De acordo com a avó materna, Ana Valéria Pereira da Silva, ela apresentou quadro de febre por quatro meses sem que um diagnóstico preciso fosse encontrado. Ela reclama que em diversos momentos não obteve atendimento médico na Unidade de Saúde Laranjeiras, responsável pela região.

— A gente ia lá e nos mandavam para o hospital. Nem a consulta mensal que toda criança tem direito a gente conseguia fazer — relata.

A reportagem da Rádio Gaúcha aguarda um posicionamento da Secretaria Municipal da Saúde sobre o atendimento nesse posto.

Clique aqui para ver a matéria no site original.