Facebook
Contato: (51) 99322.7144
thais@thaisdavila.com.br

28/03/2016 – Cenário Agro: Ciclo de palestras debate a gestão sustentável no agronegócio

CENÁRIO AGRO | ONLINE

Abertos ao público, eventos discutirão temas como a questão administrativa, fundiária, ambiental e sucessória

Em comemoração aos 40 anos do Movimento Citeano e aos 30 da Federação dos Clubes de Integração e Troca de Experiências (Federacite), serão realizados a partir de 28 de abril ciclos de palestras direcionados a produtores rurais com foco na gestão da propriedade. Com o tema “Agronegócio em Debate – Gestão Sustentável”, as discussões estão divididas em quatro partes: gestão fundiária; gestão da propriedade; gestão ambiental e gestão de pessoas e sucessão. “Observamos que as informações técnicas circulam com certa facilidade, mas que há uma grande lacuna quando o assunto é gestão”, diz Carlos Simm, presidente da Federacite.

“Além dos especialistas convidados para debater cada uma das questões, contaremos com a participação de produtores do movimento citeano regional, que falarão de suas experiências”, complementa. Os eventos serão realizados em São Francisco de Paula, Cachoeira do Sul, Camaquã e Esteio; todos no Rio Grande do Sul.

“Sabemos que as discussões não se esgotam em um dia, mas queremos chamar atenção para essas questões que são primordiais para a gestão sustentável de uma propriedade e fazer com que os produtores reflitam sobre o seu negócio”, confessa Simm.

O ciclo de debates é aberto ao público. Para obter outras informações a respeito da programação, escreva para federacite@federacite.com.br ou ligue para (51) 3473-4981.

 

Movimento Citeano

Cite é a sigla para Clubes de Integração e Trocas de Experiências. Esse conceito surgiu na França, nos anos 40, após a Segunda Guerra Mundial, como uma forma das pessoas reorganizarem o setor produtivo e encontrar soluções. A ideia se espalhou pela Europa e depois veio para a América Latina.

Aqui no Brasil, floresceu no Rio Grande do Sul em 1976, época em que a agricultura estava em desenvolvimento acelerado. “Em circunstância do movimento, enxergávamos que a agricultura poderia funcionar como uma alavanca para a pecuária, que era muito tradicionalista”, conta Simm.

“O Movimento Citeano serve para qualquer atividade do agronegócio. Não importa qual seja a atividade econômica; o que interessa é a essência do movimento – organizar a cadeia, discutir a propriedade e seus problemas e buscar soluções”, diz o presidente da Federacite.

Hoje o Rio Grande do Sul registra 127 Cites, que reúnem 1.400 produtores.

 

Serviço

O quê? Agronegócio em Debate – Gestão Sustentável

Quando? 28 de abril; 25 de maio; 14 de julho; 30 de agosto

Onde? São Francisco de Paula; Cachoeira do Sul; Camaquã e Esteio | Rio Grande do Sul

Confira a matéria no site de origem.