Facebook
Contato: (51) 99322.7144
thais@thaisdavila.com.br

24/11/2015 – ZH: Embarque inédito de 5 mil bois para Venezuela

ZERO HORA | CAMPO ABERTO

Cinco mil bovinos foram embarcados via porto de Rio Grande rumo à Venezuela. O despacho de gado em pé é o primeiro realizado a partir do Estado pela Minerva Foods. A empresa, que tradicionalmente utiliza o Pará para essas operações, quer ampliar o leque de opções. No ano passado, realizou carregamento a partir do Uruguai.

Guilherme Dias, gerente comercial de exportação de bovinos vivos, explica que a novidade faz parte da estratégia da companhia.

A venda do chamado gado em pé, no entanto, suscita críticas por parte da indústria – o assunto, por exemplo, foi discutido na reunião com o governo do Estado que tratou da permanência das operações do frigorífico Marfrig em Alegrete.

– Acho um crítica normal. Cada setor tenta impor seu ponto de vista. Somos a segunda maior exportadora de carne bovina do Brasil e a segunda maior da América Latina. Mas também acreditamos nesse nicho de venda do gado vivo – afirma Dias.

Os animais exportados por Rio Grande são levados ao país de destino em um navio curral. Fiscais federais agropecuários acompanham o passo a passo da operação, iniciada domingo e que se estendeu por quase 40 horas.

– Verificamos as condições de bem-estar animal. As baias, a ração, o dessalinizador de água – explica o fiscal André Vargas de Oliveira.

Clique aqui para acessar o artigo na página