Facebook
Contato: (51) 99322.7144
thais@thaisdavila.com.br

22/9/2017 – CRMV-RS lança publicação sobre Saúde Pública

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS lança na próxima segunda-feira o Guia de Atuação e Responsabilidade Técnica em Saúde Pública. A publicação será apresentada durante o 1º Seminário de Vigilância da Raiva e Febre Maculosa, promovido pela Secretaria Estadual da Saúde com o apoio institucional do CRMV-RS.
O Guia tem o objetivo de esclarecer profissionais que atuam no segmento sobre legislações e atribuições do médico veterinário. A saúde pública é uma atividade multidisciplinar e o reconhecimento da atuação dos médicos veterinários nesta área é crescente, especialmente após a inclusão deste profissional nos Núcleos de Atenção à Saúde da Família. Conforme a presidente da Comissão de Saúde Pública do CRMV-RS, Camila Jacques, “o médico veterinário é um profissional da área da saúde habilitado a planejar e executar medidas de prevenção, controle e proteção da população contra as enfermidades coletivas”, explica. Já o presidente do Conselho, Rodrigo Lorenzoni, afirma que a formação do médico veterinário está em harmonia com o conceito de saúde pública, “que observa todos os fatores que determinam a saúde coletiva, sem considerar apenas as necessidades do indivíduo, abordando a saúde humana, animal ambiental. O médico veterinário é um sanitarista por excelência”, completa.
A publicação tem tiragem de 4 mil exemplares e terá distribuição gratuita em eventos sobre o tema. Foi produzida pela Comissão de Saúde Pública e equipe de comunicação do CRMV-RS.  Após o lançamento, o Guia estará disponível também para download no site do Conselho (crmvrs.gov.br). Este é o quinto livreto de uma série desenvolvida com o objetivo de esclarecer e orientar os profissionais. Os outros  temas foram: Mercado Pet, Produção Leiteira, Estabelecimentos Avícolas e eventos eqüestres. Um novo guia, sobre segurança dos alimentos será lançado até o final de outubro.
Mais informações sobre o evento onde será realizado o lançamento no site https://seminariocevs.wixsite.com/raivafebremaculosa