Facebook
Contato: (51) 99322.7144
thais@thaisdavila.com.br

21/11/2016 – Jornal NH: Novembro azul também serve de alerta para os pets

JORNAL NH | ANIMALESCAS | PÁGINA 24

Cães machos podem desenvolver um aumento da glândula prostática

Estamos no Novembro Azul, mês que lembra a importância de prevenir o câncer de próstata. O alerta não vale apenas para os homens. Cães e gatos também sofrem com o problema e dependem de seus tutores para garantir a saúde da próstata. O mês não conta com campanhas instituídas em relação a doenças de câncer de próstata em cães.

Mas, segundo o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul, Rodrigo Lorenzoni, a motivação da campanha também serve de reflexão para buscarmos dar atenção aos nossos bichinhos. “Os cães machos podem desenvolver um aumento da glândula prostática à medida que ficam mais velhinhos. Em alguns casos também podem apresentar câncer da próstata”, salienta o profissional.

Lorenzoni destaca ainda que as patologias da próstata são mais frequentes em cães machos não castrados acima de sete anos de idade. A causa mais frequente se deve às mudanças hormonais que ocorrem com o avançar da idade do paciente, sabendo-se que a castração tem caráter preventivo e terapêutico nesta patologia.

“O tratamento mais usual é o cirúrgico, no caso a castração, que promove a redução drástica do volume prostático em 40 a 60 dias”, explica. “Também pode ser tentado o tratamento com medicamentos para este fim, como a finasterida”, complementa.

A melhor forma de prevenção

Para Lorenzoni, a melhor forma de prevenir o câncer de próstata é fazer acompanhamentos rotineiros com o veterinário, pelo menos duas vezes ao ano, a partir dos sete anos de vida do cão. “O veterinário pode fazer alguns procedimentos para o diagnóstico precoce, como a palpação retal e exames de imagem como a ecografia abdominal. Esses exames devem ser de rotina para cão idoso”, explica. Assim como para os homens, é de suma importância darmos devida atenção aos nossos bichinhos.

“Em razão das doenças de próstata terem, em geral, evolução silenciosa, só levando ao aparecimento de sinais, como dificuldade de urinar, defecar e dor abdominal quando já há um aumento importante da glândula, recomenda-se a observação dos hábitos do animal de estimação de forma frequente”, complementa o profissional, destacando que a avaliação do médico veterinário pelo menos duas vezes ao ano é essencial para que se detecte as alterações.

Outubro rosa

O método de prevenção mais eficaz ao câncer de mama em cadelas e gatas é a castração. Conforme Lorenzoni, quando feita antes do primeiro cio em cadelas, o risco reduz em mais de 90%. Tanto cadelas quanto gatas podem ser esterilizadas a partir do sexto mês. Já a grande vilã nessa história é a injeção contraceptiva, ainda muito usada para evitar ninhadas indesejadas.

Clique aqui e confira a matéria na página.