Facebook
Contato: (51) 99322.7144
thais@thaisdavila.com.br

20/10/2015 – Nota técnica do CRMV-RS esclarece sobre resenha

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS publica nesta terça-feira nota técnica de orientação aos profissionais sobre o correto preenchimento dos documentos que acompanham as amostras de sangue dos equinos para exame diagnóstico de mormo. A medida foi motivada por diversas dúvidas levantadas por médicos veterinários no I Workshop Mormo: Diagnóstico e Providências, realizado no início deste mês. “Percebemos, durante o evento, que havia dúvidas sobre o preenchimento dos formulários, especialmente em relação à resenha”, informa o presidente do CRMV-RS, Rodrigo Lorenzoni.

A queixa também vem dos laboratórios. Segundo a diretora do Laboratório Clínica Hípica, Valesca Peter dos Santos, a inconsistência das informações pode prejudicar o correto encaminhamento dos procedimentos, especialmente em caso de diagnóstico positivo para a doença. “O serviço oficial precisa saber localizar aquele animal, e ter certeza de que o exame se refere àquele exemplar para poder tomar as providências”, afirma.

A Nota Técnica é uma compilação explicativa das legislações sobre o tema e estará disponível no site do CRMV-RS (www.crmvrs.gov.br) a partir das 16h.

 

Workshop Mormo: novas edições

 

O CRMV-RS já tem agendadas duas novas edições do Workshop Mormo: Diagnóstico e Providências. O evento, destinado apenas a médicos veterinários, tem como objetivo a capacitação e o esclarecimento das principais dúvidas a respeito do diagnóstico clínico e laboratorial da doença. Além disso, apresenta a visão do Serviço Oficial, que explica o porquê de cada recomendação.

A próxima edição acontece em Porto Alegre, no dia 27 de outubro, às 13h, no auditório do Conselho. A médica veterinária e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Petra Garbade, abordará o diagnóstico clínico e diferencial da doença. O médico veterinário e Fiscal Federal Agropecuário lotado no Laboratório Nacional Agropecuário em Porto Alegre (Lanagro-RS), Marco Serqueira, falará sobre a coleta e amostras, envio para o laboratório e procedimentos burocráticos. O Workshop encerra-se com a palestra do médico veterinário e chefe da Divisão de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura no Estado, Bernardo Todeschini, que vai destacar as etapas recomendadas após a identificação da doença.

As inscrições podem ser feitas até dia 26 pelo site www.crmvrs.gov.br. A programação pode ser conferida neste link http://www.crmvrs.gov.br/Progam_Work_Mormo.pdf.

Em novembro, o Workshop vai para Alegrete, no dia 10. Alegrete é um dos municípios do Rio Grande do Sul com maior número de eventos equestres. O evento será realizado no Sindicato Rural da cidade. As inscrições para a edição de Alegrete também já estão abertas e podem ser feitas através do link http://www.crmvrs.gov.br/ficha1460.html .