Facebook
Contato: (51) 99322.7144
thais@thaisdavila.com.br

19/10/2016 – Setor de aves mobilizado para agilizar registros

Representantes dos Conselhos Técnicos Operacionais do Fundesa das cadeias de aves e suínos estiveram reunidos nesta terça-feira (18) em Porto Alegre. O objetivo foi definir estratégias para agilizar o registro de granjas de produção comercial de aves no estado. Até agora o Rio Grande do Sul tem apenas 21% das mais de 7 mil granjas registradas no Serviço Oficial.

O registro é realizado quando a propriedade apresenta toda a documentação e estrutura adequada a questões como sanidade e biossegurança. Concluir os registros é função primordial para garantir a permanência em mercados internacionais bem como o acesso a novos compradores. “Estamos colocando o Fundesa à disposição das autoridades sanitárias para encontrar soluções para encarar este e outros desafios”, afirma o presidente do Fundesa, Rogério Kerber.

Proteger a avicultura gaúcha e nacional do ingresso de eventos sanitários, em especial da influenza aviária, é uma meta de todos os integrantes da cadeia de aves. O vírus já causou grandes prejuízos nos Estados Unidos e México, com a morte de milhões de aves.

Uma das medidas sugeridas durante o encontro foi a capacitação de médicos veterinários do serviço oficial para padronizar as vistorias das granjas, após a entrega de documentação. O treinamento de responsáveis técnicos e médicos veterinários habilitados também é uma das metas que deverá ser discutida em novo encontro a ser agendado.