Facebook
Contato: (51) 99322.7144
thais@thaisdavila.com.br

18/08/2016 – Página Rural: Na Expointer, Federacite comemora 40 anos com palestra do ex-ministro da Agricultura Antonio Cabrera

PÁGINA RURAL | ONLINE

A Federação dos Clubes de Integração e Troca de Experiências (Federacite) traz na Expointer 2016 o ex-ministro da Agricultura, Antônio Cabrera. Ele será o principal destaque do evento comemorativo aos 40 anos do Movimento Citeano que acontece no dia 30 de agosto, na sede da Federacite no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Cabrera foi ministro de 1990 a 1992 e participou da inauguração do Auditório da Federacite, onde volta para falar sobre o agronegócio brasileiro. Na época e ainda hoje, Cabrera ficou impressionado com a iniciativa dos Clubes de Integração e Troca de Experiências. “Eu vejo neste tipo de movimento uma das soluções que a gente tem para poder valorizar devidamente todo o nosso agro. É um exemplo que tem que ser levado para todo o Brasil”, salienta. O ex-ministro afirma ainda que uma das maiores dificuldades do segmento é a desunião. “Os produtores não têm noção da força que teriam unidos”, completa.

Longe da política, atuando como empresário do agronegócio, Cabrera é um crítico à forma como o agro é tratado pela sociedade e os governos. “As questões ambientais, indígenas e fundiárias são colocadas de uma forma injusta contra o produtor rural e isso tem que acabar”, protesta. Os temas prometem polêmica. “Não é mais possível o produtor rural viver nesta insegurança jurídica.” Segundo ele, o Brasil é o único país do mundo que têm tanta reserva indígena e áreas de proteção ambiental. “Praticamente 70% do nosso território ainda é nativo, nenhum outro país tem isso como o Brasil tem”, afirma.

O presidente da Federacite, Carlos Simm, diz que a presença do ex-ministro será uma grande oportunidade para refletir sobre a importância do agronegócio para a economia do país e também para a conscientização sobre o trabalho do produtor. Além da apresentação do ex-ministro, o evento da Federacite vai contar com o lançamento do Livro “Movimento Citeano – 40 anos de história” e com homenagens especiais alusivas à data.

Veja a programação do evento “Movimento Citeano – 40 anos de história”:

11h – Conversando com Antonio Cabrera

13h – Intervalo

14h – Lançamento do Livro “Movimento Citeano – 40 anos de história”

15h – Homenagens Especiais

O que é o Movimento Citeano?

Cite é a sigla para Clubes de Integração e Troca de Experiências. A iniciativa surgiu no Rio Grande do Sul, na década de 1970, como forma de dinamizar a produção agropecuária. O Movimento Citeano nasceu com o objetivo de organizar grupos para a adoção de novas tecnologias, troca de experiências e até mesmo uso comum de máquinas e equipamentos, ações que têm como base os princípios do associativismo e cooperativismo.

Este conceito de Clubes de Integração e Troca de Experiências surgiu na França da década de 1940, após a Segunda Guerra, como forma de encontrar soluções para a reorganização do setor produtivo. Logo após a ideia se espalhou pela Europa e acabou vindo para a América Latina.

O Rio Grande do Sul conta com 127 Cites registrados, que reúnem 1,4 mil produtores.

Confira a matéria no site de origem.