Facebook
Contato: (51) 99322.7144
thais@thaisdavila.com.br

17/7/2017 – CRMV-RS intensifica combate ao charlatanismo

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS lançou hoje na internet uma Petição Pública para garantir o andamento do Projeto de Lei 7323, que prevê a tipificação do exercício ilegal da Medicina Veterinária como crime. Hoje a prática do charlatanismo na profissão é considerada apenas uma contravenção penal. Quem presta atendimento a animais sem ser habilitado, atualmente, recebe penas brandas, que podem ser convertidas em pagamento de multa de pequeno valor.

O charlatanismo afeta de muitas formas a saúde e o bem-estar dos animais e até mesmo a saúde pública, quando este atendimento irregular ocorre em rebanhos de produção. Além disso, provoca distorções de mercado, com pessoas que não estudaram ou investiram em preparação, cobrando valores irrisórios pela prática de uma atividade nobre e de alta responsabilidade.

O PL 7323 tramita desde 2014 na Câmara Federal altera o Código Penal brasileiro, tipificando a prática do charlatanismo ou exercício ilegal da Medicina Veterinária como crime passível de prisão. A petição pública foi lançada hoje e convida os profissionais e a sociedade em geral a pressionar os parlamentares para a aprovação do projeto de lei. “Não podemos permitir que criminosos como os charlatões manchem a imagem da nossa profissão e dividam o mercado conosco”, afirma o presidente do CRMV-RS, Rodrigo Lorenzoni.

Para assinar a petição, basta acessar o link https://goo.gl/4K2kHX e preencher o formulário. A petição é uma das formas que o CRMV-RS vem atuando para combater a prática. A autarquia também denuncia o charlatanismo ao Ministério Público, tendo sido realizado, só em 2017, o protocolo de duas denúncias no órgão.