Facebook
Contato: (51) 99322.7144
thais@thaisdavila.com.br

14/12/2015 – CP: Seapi prepara Operação Verão

CORREIO DO POVO | RURAL | PÁGINA 10

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) abre sábado (19) a Operação Verão 2016, voltada à garantia da segurança alimentar dos veranistas. Para tanto, terá equipes em duas frentes. Uma no Litoral Norte, com sede em Capão da Canoa, contará com quatro veterinários e auxiliares. Outra no Litoral Sul, no balneário Cassino, em Rio Grande, com três veterinários e auxiliares. Além disso, serão utilizados dois motorhomes para divulgação das atividades e educação sanitária.

A tarefa dos grupos será fiscalizar produtos de origem animal em trânsito e por demanda de propriedades diante de situações de abate ilegal e clandestino. A estratégia de fiscalização inclui barreiras fixas em postos das Polícias Rodoviárias Federal e Estadual, em diferentes momentos, e móveis, nas quais as equipes mudam de posição constantemente e abordam veículos em trânsito com carga suspeita.

Na temporada de verão 2016 também será feita ação conjunta com as Secretarias da Saúde e de Segurança em estabelecimentos comerciais. O diretor do Departamento de Defesa Agropecuária da Seapi, Antonio Carlos Ferreira Neto, diz que o foco principal da fiscalização será o abate ilegal e clandestino, mas também será dada atenção especial para o abigeato.

Na temporada de verão 2015, foram apreendidos e inutilizados 31,1 mil quilos de produtos e 1,5 mil dúzias de ovos. Também foram identificados 740 animais em situação irregular. O principal problema foi o transporte de produtos em veículos com temperatura inadequada à conservação. A Operação Verão 2016 se estenderá até o final de fevereiro.

O presidente do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa), Rogério Kerber, considera as ações importantes para coibir a produção informal, mostrar à população que ocorre controle e que o serviço oficial está atento para protegê-la. Observa que a fiscalização busca alcançar a produção, com viés de proteger a saúde pública, mas de forma indireta também protege a sanidade animal, pois identifica desvios e possíveis abates clandestinos.