Facebook
Contato: (51) 99322.7144
thais@thaisdavila.com.br

12/10/2016 – Novidades em tratamento de grandes animais em pauta na Serra Gaúcha

Mais de quatrocentos médicos veterinários participam, em Canela, do 18º Congresso Estadual de Medicina Veterinária e 1º Encontro de Buiatria do Cone Sul. O foco do encontro, que começou nesta quarta-feira (12), é a buiatria, especialidade da Medicina Veterinária que trata de ruminantes, como bovinos e ovinos. O presidente da Sociedade de Veterinária do RS, Ricardo Bohrer afirma que um dos objetivos é encontrar formas de “controlar doenças e os prejuízos que elas causam ao setor de produção”. A Sovergs é a entidade promotora do evento, que conta com o apoio do Conselho Regional de Medicina Veterinária.

A presença de profissionais e estudantes de veterinária de 16 estados brasileiros e de todas as regiões do Rio Grande do Sul mostra a importância da buiatria como especialidade. A avaliação é do vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS, José Arthur Martins que aproveitou o discurso para pedir mais atenção das faculdades para este tema. “É na buiatria que está concentrada grande parte do PIB do Rio Grande do Sul”, afirma.

Fazem parte da programação do Congresso, que vai até sexta-feira, mais de 40 palestras com palestrantes de diversas instituições do Brasil e também do Egito, Uruguai, Estados Unidos e Colômbia. Entre os temas estão impactos do bem-estar animal em vacas leiteiras, panorama de algumas doenças, uso de novas tecnologias para diagnóstico de enfermidades e resistência de medicamentos.

O Fundesa é apoiador institucional do evento e custeou a participação de médicos veterinários do Ministério e da Secretaria da Agricultura.