Facebook
Contato: (51) 99322.7144
thais@thaisdavila.com.br

11/11/2016 – Protesto com doação de bananas em Porto Alegre

afagro-12-11Meia tonelada de bananas foi distribuída nesta sexta-feira (11) por fiscais estaduais agropecuários em frente à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do RS. A presidente da Afagro, Angela Antunes explica que a intenção foi “simbolizar a grande banana que o governador tem dado ao funcionalismo há oito meses, além de oferecer à população um produto que passa pelas mãos dos fiscais agropecuários”.

O ato faz parte da mobilização dos servidores públicos contra o parcelamento de salários, que já está no oitavo mês, o atraso no pagamento de diárias e contra a PEC do Teto de Gastos (PEC 55). “Estamos construindo com outras categorias um grande movimento para paralisar nos próximos meses, pois achamos que 2017 será um ano de muitas perdas para o funcionalismo”, alerta Angela. A atividade organizada pela Afagro-RS contou com o apoio de Sindisepe, Sintergs, Sindicaixa, Agefa e SindisPGE.

Além do ato, também ocorreu a paralisação na unidade central e, no interior, nas Inspetorias de Defesa Agropecuária (IDAs) e na inspeção de abates em frigoríficos. A emissão de Guias de Trânsito Animal fica suspensa nas IDAS que aderirem à paralisação. A recomendação da Afagro foi para realização de expediente interno, sem atendimento ao público.

Os fiscais estaduais agropecuários desenvolvem papel fundamental para o sucesso do agronegócio gaúcho, segmento que permanece apresentando resultados positivos apesar da crise. Além disso, os servidores atuam na saúde pública, garantindo mais segurança nos alimentos que chegam à população.