Facebook
Contato: (51) 99322.7144
thais@thaisdavila.com.br

11/11/2016 – Diretora geral da OIE vem a Porto Alegre

A diretora geral da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), Monique Eliot, estará em Porto Alegre no próximo dia 22 de novembro. Ela vai proferir palestra magna no Avisulat 2016 às 14h. Antes, terá encontro com dirigentes do segmento de produção animal e lideranças do agronegócio gaúcho. A palestra da autoridade máxima em saúde animal no mundo abordará “Estratégias Globais de Enfrentamento de Enfermidades”.

O tema é uma das razões de existência da OIE, fundada em 1924 para melhorar as garantias sanitárias no intercâmbio de animais e seus produtos entre as nações. A Organização, que tem o Brasil entre seus fundadores, é responsável pela elaboração de normas sanitárias e também pela orientação de seus 180 países-membros sobre os cuidados com a saúde animal, medidas de controle, prevenção, e exigências para o comércio internacional, no que diz respeito à sanidade.

O aumento da movimentação de pessoas e produtos, proporcionado pela globalização do comércio, aumentou a importância da OIE ao trazer maior preocupação com a saúde animal e humana. Neste contexto, a forma como as nações lidam com o aumento de riscos globais de exposição a agentes causadores de doenças pode fazer diferença fundamental para o efetivo controle de eventos sanitários potencialmente catastróficos.

Com o trabalho realizado pela organização, muitas estratégias foram desenvolvidas e fizeram diferença no controle de enfermidades. É o caso da erradicação da peste bovina – primeira enfermidade animal eliminada na história da humanidade – demonstrando a viabilidade do modelo de colaboração e parcerias entre as nações.

O presidente do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Animal do Rio Grande do Sul, Rogério Kerber, destaca a importância da vinda de uma autoridade como Monique Eloit ao RS. “Esta visita coloca o estado em condição diferenciada. A vinda da diretora da OIE em uma feira de três cadeias tão importantes tem significado especial para todos os envolvidos no setor de produção animal”.