Facebook
Contato: (51) 99322.7144
thais@thaisdavila.com.br

11/08/2016 – Feed&Food: Porto Alegre possui um médico veterinário a cada 42 agroindústrias

FEED & FOOD | ONLINE

Presidente do CRMV-RS apresentou dado alarmante durante audiência pública

Durante os processos de inspeção nas agroindústrias, os médicos veterinários observam as condições de higiene do local e dos trabalhadores que manipulam os alimentos. Também analisam se os animais abatidos possuem alguma doença ou contaminação que possa ser transmitida no consumo dos produtos e ainda potencial para provocar enfermidades em seres humanos. Este último filtro antes do produto chegar ao consumidor final é fundamental para evitar problemas de saúde.

No entanto, segundo o presidente do Conselho Regional Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS, Porto Alegre/RS), Rodrigo Lorenzoni, a cidade de Porto Alegre necessita de contratação de mais médicos veterinários para a atuação em estabelecimentos de processamento de produtos de origem animal. Segundo ofício encaminhado à prefeitura da cidade, e conforme afirmado em audiência pública na Câmara de Vereadores da capital, existe apenas um profissional para fiscalizar 42 agroindústrias no Serviço de Inspeção Municipal.

O documento lembra que existem médicos veterinários aprovados em concurso, apenas aguardando a criação do cargo para nomeação. “Apesar de qualquer dificuldade financeira que o município passe, o cuidado com a inspeção de produtos de origem animal é prevenção em saúde pública e não pode ser negligenciada em hipótese alguma”, destaca Lorenzoni.

Confira a matéria no site de origem.