Facebook
Contato: (51) 99322.7144
thais@thaisdavila.com.br

09/09/2015 – Jornal do Pampa: O médico veterinário e a saúde única

JORNAL DO PAMPA | OPINIÃO | CAÇAPAVA DO SUL

A medicina veterinária é uma profissão tão abrangente que fica difícil enumerar em um texto a importância da atuação destes profissionais. Mas, simplificando, o conceito de saúde única, que a Organização Mundial da Saúde vem utilizando, tem no médico veterinário o profissional mais completo.

Atuamos no tratamento dos animais de estimação, que tanto alegram os dias de milhões de brasileiros. Esta é a parte mais reconhecida do nosso trabalho. Mas também estamos presentes mais diretamente na saúde pública, com o controle de zoonoses e segurança dos alimentos.

Nosso trabalho também está presente na sustentabilidade ambiental. O manejo da fauna silvestre, a preservação de espécies ameaçadas de extinção e o equilíbrio de ecossistemas também são atividades desempenhadas por médicos veterinários. Ao resgatar animais silvestres em perigo, feridos ou fora de seu habitat, tratando e readaptando, estamos contribuindo para a manutenção da diversidade, tão importante para a saúde do nosso planeta.

No campo, estamos em várias pontas. Desde a genética, que aprimora raças de animais de produção, permitindo uma maior conversão alimentar, reduzindo o tempo para terminação e melhorando atributos como qualidade e maciez da carne, até a inspeção de produtos nos frigoríficos e abatedouros, para garantir que o alimento que chega à mesa do consumidor esteja livre de doenças ou resíduos de medicamentos. Também realizamos vigilância agropecuária, observando animais a campo para detectar doenças que possam comprometer a sanidade. O Brasil é o maior exportador mundial de carne e a credibilidade da produção brasileira no mercado internacional se deve, em grande parte, a atuação dos médicos veterinários.

No Rio Grande do Sul são formados anualmente, quinhentos novos médicos veterinários. Eles saem das universidades, prontos para encontrar um mercado cada vez mais moderno e exigente. E a formação no ensino superior não é suficiente. Precisamos estar em constante atualização nas novas técnicas, tecnologias e demandas do mercado.

Nosso compromisso é muito sério pois lidamos com vidas. Por isso, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS deseja a todos os profissionais um grande Dia do Médico Veterinário.

Rodrigo Lorenzoni – Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS (CRMV-RS)

Clique aqui e confira a matéria na página.