Facebook
Contato: (51) 99322.7144
thais@thaisdavila.com.br

03/11/2016 – Atraso no pagamento de diárias impede atividades de fiscais agropecuários

Com os salários parcelados e em atraso, fiscais estaduais agropecuários desmarcam atividades que dependem de pagamento de diárias. As auditorias do Susaf e Sisbi, por exemplo, que habilitam os estabelecimentos com inspeção municipal para comercialização em todo o estado e país, respectivamente, já começaram a ser suspensas até que as diárias sejam depositadas. “Quase sempre trabalhamos pagando as diárias do próprio bolso, para posterior reembolso – que ocorre muitas vezes dois ou três meses depois. Só que com os salários atrasados e com parcelas cada vez menores, fica impossível. Temos colegas que têm um salário inteiro em diárias para receber”, afirma a presidente da Afagro, Angela Antunes.

As atividades dos fiscais estaduais agropecuários envolvem deslocamentos, tanto para capacitações, auditorias e até mesmo para atividades relacionadas à vacinação contra a aftosa, que ocorre até o dia 30 deste mês.

Afagro pede medida que otimiza trabalho de fiscais agropecuários

A Associação dos Fiscais Agropecuários do Rio Grande do Sul iniciou nesta semana abaixo-assinado pela criação do quadro da Fiscalização Agropecuária no Rio Grande do Sul. A proposta visa tornar mais eficiente e racional o serviço prestado, dando especial destaque às tarefas de fiscalização, aos moldes de diversos estados e do próprio Ministério da Agricultura. Conforme a presidente da Afagro, Angela Antunes, estados com menor repercussão na agropecuária já possuem o quadro de fiscalização.

A dirigente afirma que a campanha busca dar visibilidade para a necessidade de valorização das atividades de fiscalização agropecuária no RS. A entidade já encaminhou o projeto de criação do Quadro da Fiscalização Agropecuária da SEAPI ao secretário da agricultura, Ernani Polo, e aguarda o posicionamento. “Temos a certeza do entendimento da Secretaria da Agricultura para este pleito que, definitivamente, coloca a fiscalização agropecuária do RS em igualdade aos demais estados da Federação”, finaliza a Presidente da Afagro Angela Antunes.

O agronegócio gaúcho, que conta com o trabalho dos fiscais agropecuários, é o segmento mais competitivo da economia gaúcha. De acordo com a Fundação de Economia e Estatística, o setor representa dois terços das exportações gaúchas, com US$ 11,6 bilhões exportados em 2015.

O abaixo assinado está no site www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/34156#inicio