Facebook
Contato: (51) 99322.7144
thais@thaisdavila.com.br

01/09/2016 – Controle alternativo do carrapato é uma realidade

Direto da 39ª Expointer, a médica veterinária Anelise Webster fala de tratamento do carrapato com procedimentos que não sejam químicos.

A infestação do gado gaúcho com carrapatos gera prejuízos milionários aos produtores do Rio Grande do Sul. É o estado brasileiro que mais sofre com o problema, graças à tradição de criar gado europeu. O combate ao carrapato foi tema do V Fórum de Responsabilidade Técnica e Sanidade Animal, promovido pelo CRMV-RS e Sovergs na Expointer.

Enquanto a resistência aos acaricidas vem sendo um problema, o controle alternativo do carrapato é uma realidade. Conforme a médica veterinária Anelise Webster, que palestrou sobre o tema, existem várias possibilidades, desde fungos, passando por extratos de larvas ou predadores naturais, como a garça vaqueira, uma ave que se alimenta dos carrapatos que estão no solo ou nos bovinos. “As possibilidades existem, mas dependem das condições de cada propriedade. Além de ser uma solução para a resistência, também tem menor impacto ambiental.”

Ouça a entrevista com a médica veterinária:

_