Facebook
Contato: (51) 99322.7144
thais@thaisdavila.com.br

01/06/2016 – Afagro questiona prorrogação da vacinação contra aftosa

A Associação dos Fiscais Estaduais do Rio Grande do Sul, Afagro-RS, lamenta que a prorrogação da etapa de vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul tenha sido definida sem levar em conta critérios técnicos. A medida, divulgada pela Secretaria da Agricultura no final da tarde de ontem (31), foi tomada mesmo sem a consulta dos fiscais agropecuários que atuam diretamente no serviço. A presidente da Afagro, Angela Antunes, afirma que houve desrespeito aos parâmetros técnicos, indispensáveis para a tomada de uma decisão como esta. “Mais uma vez nosso trabalho fica à mercê de interesses que nada têm a ver com a sanidade do rebanho e da população gaúcha. Ficamos sabendo da medida pela imprensa” lamenta.

Entenda:

A vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul acontece em duas etapas, uma em maio e outra em novembro. A primeira etapa tem por meta imunizar todo o rebanho, estimado em mais de 14 milhões de animais e ocorre de 1º a 31 de maio de cada ano. A Seapi decidiu prorrogar por causa das chuvas que atingiram a metade sul do estado no final do mês de abril. Entretanto, conforme os servidores, o fluxo de aquisição e retirada de doses estava normalizado até o final do mês em todo estado. Consultados, há dez dias, supervisores e técnicos negaram a necessidade de prorrogação.

Em 1° de junho de 2015, 76% da vacinação já haviam sido computados. Neste ano, na mesma data, o percentual é de 78%. “Estamos em melhor situação do que na mesma época do ano passado”, afirma Angela.