Facebook
Contato: (51) 99322.7144
thais@thaisdavila.com.br

01/04/2016 – Propriedade é interditada em Santa Cruz do Sul

Fiscais da Secretaria da Agricultura participaram de operação conjunta com Ministério Público, Ibama e Brigada Militar em Santa Cruz do Sul, que resultou na Interdição de uma propriedade rural. Na lavoura de arroz do local foram encontradas embalagens e foi constatada a utilização de defensivo agrícola proibido. A ação ocorreu nesta quinta-feira (31).

O Mertin 400 tem uso proibido para o arroz irrigado pois é altamente tóxico ao meio ambiente. persistente na água e bioacumulável em organismos aquáticos. Os técnicos realizaram coleta de amostras de solo e água na lavoura e a análise confirmou a presença do produto. A área da lavoura foi embargada para atividades agropecuárias até a descontaminação do solo e, após a colheita, o arroz também será analisado para verificar se e próprio para consumo.

Conforme o fiscal estadual agropecuário Rafael Friederich de Lima, que participou da operação, o produto já havia sido proibido no Rio Grande do Sul, mas continua sendo comercializado para outras culturas através de ação judicial. “Entretanto, para o arroz irrigado não foi liberado nem judicialmente, pelo alto risco de contaminação ambiental”, informa.

Foto: divulgação Comissão Permanente de Controle e Fiscalização (CPCF) do Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FGCIA)